quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Quarto de Hóspedes | Banheiro Social

Quarto de Hóspedes

Sylvia Pires Bassaneze e Patrícia Czerveny Teixeira

41 3014 8609 | paarquitetura@yahoo.com.br

41 8833 5831
41 9977 7610


Aconchego, interatividade e funcionalidade. O conjunto dos três conceitos trouxe o resultado final do “bem receber” para os 14 metros quadrados do Quarto de Hóspedes projetado pelas arquitetas Anna Sylvia Pires Bassaneze e Patricia Mara Czerveny Teixeira. “A hospitalidade foi a maior preocupação neste espaço. O aconchego para o repouso; a interatividade no sentido tecnológico e para o reconhecimento da cidade, sua cultura e programação turística; e a funcionalidade para que o hóspede se sinta realmente em casa”. O ambiente ganhou tons pastéis que contrastam com os tons vibrantes da tela com rosas vermelhas e pretas, criada pela artista Simone Trombini Costa. O quadro interage com o enxoval personalizado feito artesanalmente pelo ateliê “Lola Roupa da Casa”, por meio das empresárias Cristina Milani e Fátima Vianna e de suas artesãs. O trabalho foi cuidadosamente pensado com base na cultural local, buscando a valorização do turismo da cidade. Para concretizar a ideia, foram utilizados materiais turísticos na decoração, como cartões-postais, guias, mapas e programações culturais. Um detalhe que quase não pode ser notado, mas de grande importância, é o colchão da Sleep Home, composto por tecido de fibras de eucalipto e aloe vera e por espuma com derivados da soja e de fibras naturais, diferentemente dos colchões comuns, em que se utilizam derivados de petróleo.


Eucafloor - Legno - Natur Pisos - Tok Stok - Santa Luzia Molduras e Rodapés - Sleep Home Colchões


Banheiro Social



Maria Fernanda Ceschin Lorusso e Luciana Olesko


www.mfclarquitetura.com.br


41 3264 4770 | 8803 4020 | 7813 8250 | luolesko@onda.com.br

41 3232 4720 | 9928 0388 | projeto@mfclarquitetura.com.br


O que é mais difícil: criar uma peça única para um ambiente ou adaptá-la a um projeto já existente? Todos os móveis, com exceção do “aparador da vovó”, foram exclusivamente projetados para um banheiro social. “No nosso projeto, o aparador da vovó acabou se tornando o maior destaque do ambiente, fazendo o contraponto com o estilo contemporâneo. É um objeto especial por representar um móvel que normalmente passa despercebido na casa de muitas pessoas”, explicam as arquitetas Luciana Olesko e Maria Fernanda Ceschin Lorusso. Com a pintura em laca preta brilhante, a peça ganha evidência e sofisticação, provando-se que não é preciso gastar muito para “Morar Mais”. No ambiente com pouco mais de 8 metros quadrados o que predomina é o estilo contemporâneo, com linhas retas, e uma releitura de móveis antigos. O revestimento com recortes mescla porcelanato, pastilhas e espelho. O grande diferencial diz respeito à circulação: as arquitetas propõem o aproveitamento do espaço não apenas como um banheiro, mas como um inusitado home office. “A ideia foi dar utilidade a um espaço que normalmente não é bem aproveitado e, com isso, atender a um público unissex, jovem, viajado e ‘antenado’”, esclarecem. Assim, próximo ao aparador Luís XV, surge uma penteadeira e um móvel revestido com papel de parede e protegido com resina de semente de papoula, ideal para as áreas úmidas. O toque de sofisticação ao rústico é dado com a utilização de painéis de madeira de demolição intercalada com MDF em laca preta e espelho. Outro destaque do banheiro são as vigas do teto, originais da casa. Entre elas foram colocados vidros adesivados com ilustração igual à do papel de parede utilizado. Tal ideia visa prevalecer uma luz natural e difusa no ambiente. Para o home office foi concebida uma mesa em MDF, recortada à laser e com acabamento em laca preta, desenhada exclusivamente para a mostra. A dobradiça especial do móvel contribui para um melhor aproveitamento do espaço.


Eucafloor - Global Solution - Gramarcal - Incepa - Inove - Legno - Natur Pisos - Metais Esteves - Nichele Materiais de construção - Passion Cama Mesa e Banho - Santa Luzia Molduras e Rodapés

Nenhum comentário:

Postar um comentário